Moulin Rouge

Moulin Rouge - Baz Luhrmann - 2001 (DVD)

Um musical une o cinema e a música para contar uma história através dessas duas artes. Um bom musical deve agradar em dois quesitos: na imagem e na seleção musical. Moulin Rouge cumpre os dois papéis de forma brilhante.

A imagem é quadro renascentista; os cenários, figurinos, maquiagem e coreografias são visualmente extraordinários. O som é o puro romantismo dos melhores cantores e letristas dos anos 80 e 90. Elton John, David Bowie, Queen, U2, Phil Collins, John Lennon, Paul McCartney, Madonna, Sting e até o Nirvana, mais recentemente. E ainda descobrimos que Nicole Kidman e Ewan McGregor além de ótimos atores, são excelentes cantores.

A história gira em torno do Moulin Rouge, um cabaré na França do começo do século passado, que se eternizou por lançar ao mundo o cancã e foi retratado nas pinturas de Toulouse-Lautrec, que no filme se personifica no ator, constante colaborador do cineasta, John Leguizamo. Moulin Rouge, onde trabalha Satine (Nicole Kidman), a mais bela e alva das dançarinas do clube. Satine em algum tempo de sua vida fora romântica, mas a dura vida mostrou-lhe que o amor é invenção de poetas e outros despreocupados.

Do outro lado, um jovem que nunca amou, mas é obcecado pelo sentimento. O nome do personagem encarregado disso chama-se Christian (Ewan McGregor). Um escritor fascinado pela poesia e que busca da vida, amor acima de todas as coisas, mesmo sendo incitado pelo pai a esquecer disso.

Christian parte para Toulouse, o bairro boêmio onde se inicia a revolução, a base de muita verdade, liberdade, beleza, amor e absinto, ou a fada verde para os íntimos, onde prostitutas e poetas se espremem em bares e botecos e passam as noites no Moulin Rouge.

Moulin Rouge é uma celebração da VERDADE, LIBERDADE, BELEZA E, ACIMA DE TUDO, AMOR.

A coisa mais importante da vida é amar e ser amado. Algum poeta já disse isso.

Comentários