Eleição

Election (Alexander Payne – 1999)

"Os fracos sempre tentam sabotar os fortes."

Vivemos a época dos rótulos, da individualização. Jim McAllister (Matthew Broderick) é um professor de ginásio, mais rotulador impossível, professor do ano, muito bem casado, um exemplo perfeito do bom mocismo. Em oposição temos a aluna-cdf-irritante, Tracy Flick (Reese Witherspoon) a quem Jim não sentiria nenhum remorso em passar a vida reprovando. Descobrimos logo no inicio o porque da raiva do professor a aluna estudiosa, e nos solidarizamos com ele. Flick é daquelas pessoas que uma lição de moral viria a calhar em qualquer momento. E isso torna-se o objetivo do professor McAllister, quando descobre que a aluna cdf quer se eleger presidente do Grêmio estudantil. Mas assim como ele rotula sua aluna, a amiga de sua esposa também faz julgamentos a seu respeito, o que acaba gerando uma grande mudança em sua vida.

O filme ainda traz uma discussão bastante interessante sobre a diferença entre moral e ética, que o professor pergunta na sala de aula. Espantosamente, as duas personagens que sabem a resposta, Jim e Tracy, são as que não conseguem usá-las no filme. Abaixo veja o que é ética e moral, segundo o Aurélio.

Alexander Payne tem lugar conquistado entre os jovens talentos de Hollywood, com 4 filmes no curriculum, Eleição é seu segundo longa, Payne entrou de vez na lista dos mais prestigiados diretores com o excelente "Sideways", o filme que revolucionou a industria vinícola mundial. Um critico com sensibilidade aguçada, seu filme de estréia "Ruth em Questão" aborda o problema do aborto, depois de Eleição, Payne juntou-se a Jack Nicholson no ótimo "As Confissões de Schmidt", sobre solidão e a passagem da velhice pós-aposentadoria. Alexander prepara seu próximo filme, "Paris, je t’aime", 20 histórias de amor, cada uma com um diretor, sobre o pluralismo do cinema na capital mundial do amor, Paris.


Ética - Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

Moral - Conjunto de regras de condutas consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.

Comentários