A Flor do Meu Segredo

La Flor de Mi Secredo – Pedro Almodóvar – 1995

Numa das primeiras cenas do filme, Leo (Marisa Paredes) escreve usando as botas do marido Paco (Imanol Arias), militar da OTAN que se encontra na Bélgica, apesar de doer seus pés, ela não as tira.

Escritora solitária, Leo Macías (Marisa Paredes) é uma mulher em crise. Sob o pseudônimo de Amanda Gris – Gris em espanhol é cinza – ela escreve romances bem açucarados, mas sente-se tão ruim com seu casamento que passa a dar um aspecto mais negro aos seus romances. Quando seus editores sentem essa mudança e pergunta o motivo daquilo, ela explica que o problema é a cor, não consegue mais escrever romances cor de rosa
, agora o seu lado negro está mais evidente.

Leo é procurada pelo amigo Angel (Juan Echanove), editor do jornal El Pais. Angel, que não sabe da identidade secreta de Leo, pede que escreva um artigo falando mal da obra de Amanda Gris.

Não podemos deixar de fazer um paralelo do roteiro desse filme com a própria filmografia do cineasta. A Flor do Meu Segredo quebra um pouco o ritmo das comédias absurdas, características do cinema almodovariano até aqui. O diretor espanhol traz nesse filme, e persiste em suas obras até hoje, sua fase mais madura. O kitsch dá espaço ao sóbrio, as cores extravagantes cede aos tons mais escuros e clássicos, e as agruras das personagens é quebrada para focar mais nos sentimentos. Até o ritmo, antes frenético e apressado, agora é mais cadenciado.

Joaquín Cortés, famoso dançarino espanhol interpreta Antonio. O filme ainda traz uma cena com o cantor brasileiro Caetano Veloso, amigo de Almodóvar, cantando Tonada de Luna Llena. A fotografia do filme ficou a cargo do brasileiro Affonso Beatto. Para ler uma entrevista de Beatto sobre o trabalho com o cineasta espanhol, clique aqui.

Comentários

Anônimo disse…
hj vou rever "De Salto Alto".. vc num vai comentar ele não?
Museu do Cinema disse…
Não, suplantei De Salto Alto por achar que não aumentaria em nada, já que seu repertório, de uma certa forma, se repete nesse periodo, mas é um filme excelente. Só não gostaria de colocá-lo aqui só para falar da sinopse do filme.