Assédio

Besieged – Bernardo Bertolucci – 1998 (DVD)

Muito já foi falado sobre assédio, é um tema que virou moda durante uma época. Só que no filme o assédio é menos sexual, se dá entre patrão e funcionária, mas de uma forma romântica. Shandurai (Thandie Newton), uma garota africana, foge de uma ditadura que prendeu seu marido e ameaça sua vida, e vai para Itália estudar medicina e trabalhar como empregada doméstica para um excêntrico pianista britânico, Jason Kinsky (David Thewlis).

Encantado pela moça, Mr. Kinsky declara-se apaixonado pela funcionária, que a principio não corresponde por ainda estar casada. Seu desejo, quase adolescente, esfria um pouco. Shandurai vive no palácio romano do pianista, sendo constantemente presenteada com flores, objetos e música.

O diretor (e co-roteirista) Bernardo Bertolucci se mostra muitas vezes irônico, ideologicamente posicionado – como sempre, reflexivo sobre a divisão sócio-cultural, e insinua uma discussão sobre fidelidade. Temas e adjetivos recorrentes em sua filmografia. Seus movimentos de câmera parecem antever as ações dos atores.

Outra característica do cinema bertolucciano são os créditos iniciais de seus filmes, assim como Quentin Tarantino, o diretor italiano usa sempre o começo de suas películas para informar os créditos de forma criativa.

Comentários