Giuseppe Tornatore

Siciliano da pequena cidade de Bagheria, nascido em 27 de maio de 1956, é um dos mais conhecidos cineastas italianos. Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro pela sua inesquecível obra-prima, Cinema Paradiso (1989), Tornatore hoje é um nome de sucesso e sua fama já ultrapassou o limite do país da bota.

Começou sua carreira no ramo da fotografia e no teatro, além de realizar telefilmes e documentários sobre a Sicília para a televisão italiana (RAI). No cinema, estreou como diretor do filme O Professor do Crime – Il Camorrista, em 1986, sobre um mafioso que, mesmo preso, comanda sua família. Seu reconhecimento e popularidade, no entanto, ficaram evidentes em seu segundo longa metragem, o premiadíssimo e extraordinário Cinema Paradiso (1988).

Segundo o diretor, Cinema Paradiso é um filme autobiográfico, quando declara: "Eu escrevi a história recordando minha infância. Como Totó, eu vivia num pequeno povoado da Sicília e era apaixonado pelo cinema. Era nos filmes que eu encontrava as respostas. O cinema me ensinava tudo (...)". Tornatore continuou com outras produções, mantendo elementos peculiares como a Segunda Guerra, o mar, a Sicília e o próprio cinema.

Nunca faço filmes pensando no que a audiência vai pensar, muito menos a norte-americana. Sempre penso num escritor da Sicília que tem uma frase que me serve como um mantra: ‘Sabe a diferença entre um relógio parado e um que está sempre três ou quatro minutos atrasado? O atrasado nunca mostra a hora certa, enquanto o parado acerta duas vezes por dia’. Sou o relógio parado. Se faço um filme e ele me satisfaz, ótimo. Se, além disso, agrada à audiência, melhor ainda.”

Entre as suas obras mais aclamadas, além de Cinema Paradiso (1989), encontram-se Malèna (2000) e O Professor do Crime - Il Camorrista (1986). É também diretor dos filmes O Homem das Estrelas (1995) e A Lenda do Pianista do Mar (1998), que foi seu primeiro filme falado em inglês, e teve como protagonista Tim Roth. Esses filmes farão parte da revisita a obra desse extraordinário cineasta siciliano, que, ao longo de sua carreira, firmou uma ótima parceria com o Mestre Ennio Morricone, de quem se tornou amigo e produziram duas das mais belas trilhas da história do cinema, Cinema Paradiso e Malèna. Sua filmografia completa inclui: O Professor do Crime - Il Camorrista (1986), Cinema Paradiso (1988), Estamos Todos Bem (1990), Sempre aos Domingos (1991), Uma Simples Formalidade (1994), O Homem das Estrelas (1995), A Lenda do Pianista do Mar (1998), Malèna (2000), A Desconhecida (2006) e Baarìa (2009).

Comentários

Otavio Almeida disse…
Tornatore é um dos melhores diretores da atualidade. CINEMA PARADISO é um dos meus favoritos em todos os tempos.

Bela homenagem, Cassiano!

Abs!
Museu do Cinema disse…
Obrigado Otávio, bom saber que vc tb gosta do Tornatore, que acho que é sem duvida um nome muito apreciado por nós cinéfilos.
Kamila disse…
Devo ao Giuseppe Tornatore o amor que sinto pelo cinema. Minha vida mudou depois de assistir "Cinema Paradiso".

Belo post, Cassiano.
Museu do Cinema disse…
Poxa, que bela mensagem Kamila. Acho que se o cineasta lesse isso, e pela frase do relogio percebe-se isso, ele estaria extremamente feliz.
Marcus Vinícius disse…
Cinema Paradiso é um filme especial, realmente.
Anônimo disse…
Não conheço muito bem sua filmografia. Ainda não vi "Cinema Paradiso", o que é um crime... Só vi "Malèna" e gosto muito - realmente a trila do Morricone é uma das mais belas do cinema!
Museu do Cinema disse…
Vinicius, então veja, Malèna é mesmo um filmasso, e ainda vem com a Monica Bellucci.
xana disse…
sou apaixonada pelo cinema paraiso,é o filme da minha vida,vi hoje a lenda do pianista do mar -é um filme muito doce e cheio de magia e descobri o meu amor pelo Giuseppe e pelo Manel,que me faz sonhar com os filmes que me dá...Obrigada Fofo
Unknown disse…
"CINEMA PARADISO" É UMA OBRA PRIMA DIGNO DE APLAUSOS...UM DOS FILMES MAIS BELOS A QUE EU ASSISTI. PARABÉNS!


REINICÉSAR ANSELMO DE OLIVEIRA
ENG. ADVOG. E FUNC. GOV. BRASIL
simone disse…
"Cinema Paradiso" meu filme favorito! Amo demais