O Amor Custa Caro

Intolerable Cruelty – Joel e Ethan Coen – 2003 (DVD)

Ao som de The Boxer, de Paul Simon e Art Garfunkel, Donovan Donaly (Geoffrey Rush) dirige seu jaguar azul conversível pelo seu condomínio de LA. Feliz, ele cantarola os versos da bela canção sessentista: “I am just a poor boy, though my storys seldom told”... Com direito até a efeitos sonoros. Ao chegar em casa ele se depara com um furgão de uma empresa de piscina estacionado na garagem, Donovan acha estranho e ao abrir a porta de casa grita pela esposa, Bonnie (Stacey Travis). Ouve-se então alguns ruídos e correria no andar de cima, Donovan Donaly sobe as escadas e encontra a esposa despenteada e pergunta o que está acontecendo. Bonnie diz que nada está acontecendo que foi só o rapaz da piscina que está na casa. O único problema é que a casa dos Donaly’s não tem piscina.

Sai o pouco falante, e quase calado Ed Crane de O Homem que não Estava Lá (2001), para entrar o boquirroto e prolixo Howard D. Doyle (ambos interpretados por Billy Bob Thornton), uma sutil ironia dos Irmãos Coen.

Uma comédia de erros no melhor estilo e da grife de Joel e Ethan Coen. A história gira em torno de Miles Massey (George Clooney) um advogado especialista em divórcios e obcecado por dentes brancos. Miles é procurado pelo milionário Rex Rexroth (Edward Herrmann) que é flagrado num motel com outra mulher por um detetive contratado por sua esposa Marilyn Rexroth (Catherine Zeta-Jones – linda como nunca), o problema é que Rex não quer perder um único centavo no divórcio porque todo o seu dinheiro está investido em um novo empreendimento, e a sua esposa não quer a reconciliação, mas para Miles não existe problema nenhum, ele resolve o caso tranqüilamente, mas sente-se atraído por Marilyn, que tinha em seu marido o seu futuro financeiro e por causa de Miles perdeu tudo.

O filme ainda tem alguns personagens hilariantes como o detetive Gus Petch (Cedric "The Entertainer"), o marido traído e produtor de tv do inicio do post Donovan Donaly, o milionário texano Howard D. Doyle (Billy Bob Thornton), o Barão afetado, Heinz Krauss Von Espy (Jonathan Hadary) e o matador de aluguel e o mais engraçado da turma, Joe Chiado (Irwin Keyes). Misture tudo e o resultado é um filme ótimo, puro entretenimento.

A briga de gata e rato entre Clooney e Zeta-Jones é o que sustenta o filme, e a química entre George Clooney e os Coen rende demais, parece que o rosto do galã nasceu para aparecer nos filmes dos cineastas. Gostaria ainda de ver essa sinergia num filme sério, quem sabe não seja em Burn After Reading?

Comentários

Rogerio disse…
Esse "Burn After Reading" promete. Com Malkovich no elenco, vai dar oque falar.

Quanto ao "Amor Custa Caro", que filme bobo.Só vale pelas intermináveis reviravoltas com o lance do pré-nupcial.
Museu do Cinema disse…
É Rogério, parece q não gostas mesmo das comédias dos Irmãos Coen.
Rogerio disse…
é que na real nao gosto de comédia em geral, entao a deles entrou no bolo hehe.
Anônimo disse…
Esse é um dos poucos da dupla que não vi, mas também acho que não perdi grande coisa - não gosto muito dessa fase dos Coen. Talvez veja na TV por causa dos protagonistas...