Caos Calmo

Caos Calmo – Sandro Veronesi – 2005 (Livro)

Lançado pela Rocco no Brasil e escrito em 2005 pelo italiano Sandro Veronesi, o romance Caos Calmo ganhou o mais prestigiado prêmio literário da Itália, o Strega. Adaptado para o cinema pelo cineasta e ator italiano Nanni Moretti, o livro ganhou sua versão cinematográfica homônima em 2008, regida por Antonio Luigi Grimaldi – usual colaborador nos filmes de Nanni – e causando polêmica por uma cena de sexo entre Moretti, que interpreta a protagonista, e a linda atriz italiana (redundância) Isabella Ferrari. Veja o making of da cena aqui.O livro relata dois eventos simultâneos que acabam por transformar a vida de Pietro Paladini (Nanni), um bem-sucedido executivo de 43 anos, casado com Lara e pai de Claudia, sua filha de 10 anos. Veraneando com a família, e com sua cunhada Marta (Valeria Golino) e seu irmão Carlo (Alessandro Gassman), Pietro recebe a notícia da morte da esposa de aneurisma em casa, enquanto ele e Carlo estavam na praia surfando, e coincidentemente salvando duas mulheres que estavam se afogando, e nem mesmo recebem um agradecimento pelo ato.

Retomando a vida após a morte da esposa e da mãe, Pietro e Claudia parecem não saber lidar com o luto inesperado, mais por medo de não parecer normal do que pela dor da perda. Pietro resolve passar todas as tardes em frente à escola da filha enquanto ela assiste às aulas, e, apesar de toda a família achar que ele está lamentando a morte da esposa, Pietro aparenta uma calma espantosa, e também caótica, enquanto espera sua filha. Veja o trailer do filme aqui.

Comentários

Kamila disse…
O Nanni Moretti, pelo jeito, adora histórias de pessoas que lidam com a morte. É a segunda obra dele com esse tema.

Gostei da trama e anotei a recomendação aqui. O filme tem tradução em português, Cassiano?
Anônimo disse…
Anotada a recomendação. falow!
Romeika disse…
Pouco entendi do trailer, sem tradução nenhuma é difícil (sempre quis aprender italiano). Mas fica aqui a recomendação, Cassiano.
Museu do Cinema disse…
Kamila, a obra não é de Moretti. A tradução em portugues deverá ser a mesma, acho que não precisa traduzir, já que falamos linguas latinas, Caos Calmo são duas palavras portuguesas tb.

Romeika, o trailer mostra mais a espera de Pietro pela filha, com a narração dos acontecimentos que coloquei no post.
Kamila disse…
Sim, depois vi que ele era o ator principal da obra, mas não deixa de ser um tema que o atrai, já que ele abordou a mesma coisa em "O Quarto do Filho".
Kamila disse…
Cassiano, o blog "Spoiler" está fazendo a cobertura do Berlinale e fez a seguinte matéria sobre "Caos Calmo". Dá uma olhada:

http://spoilernews.blogspot.com/2008/02/no-dia-de-madonna.html