Parábola do Mês

Uma mulher estava fazendo fofoca com uma amiga sobre um homem que ela mal conhecia. Naquela noite ela teve um sonho. Uma grande mão apareceu sobre ela e a apontou para baixo. Ela foi imediatamente apreendida com um esmagador sentimento de culpa. No dia seguinte ela foi para a confissão. Ela falou com o velho padre, Padre O´Rourke, e ela contou a coisa toda.
“Fofoca é um pecado?”
Perguntou ao velho.
“Foi à mão de Deus Todo Poderoso apontando um dedo em mim? Devo ficar pedindo a sua absolvição? Padre, me diga, eu fiz algo errado?”
“Sim!”
Padre O´Rourke responde para ela.
“Sim, sua ignorante feminina que eleva o mal. Tem feito falso testemunho contra seu vizinho! Tem jogado rápido e solto com a sua reputação, e deve se sentir duramente envergonhada!”
Então a mulher disse que lamentava e pediu perdão.
“Não tão rápido!” Disse o Padre O´Rourke.
“Eu quero que vá para casa, pegue um travesseiro e leve-o até seu telhado, corte-o abrindo-o com uma faca, e volte aqui!”
Então a mulher foi para casa, pegou um travesseiro de cima da cama, uma faca da gaveta, subiu a escada de incêndio até o telhado, e esfaqueou o travesseiro. Então ela voltou para o velho Padre da paróquia como a havia instruído.
“Você rasgou o travesseiro com a faca?” Perguntou ele.
“Sim Padre.”
“E qual foi o resultado?”
“Plumas”, disse ela.
“Plumas” ele repetiu.
“Plumas em todos os lugares Padre”.
“Agora eu quero que volte e reúna todas, até as últimas plumas que voou para fora com o vento!”
“Bem”, disse ela, “não pode ser feito. Eu não sei aonde elas foram. O vento levou-as para todos os lados.”
“E isso”, disse o Padre O´Rourke, “é fofoca!”

* Extraída do filme Dúvida (2008) de John Patrick Shanley, e interpretada por Philip Seymour Hoffman. Disponível nos cinemas.

Comentários

Ramon disse…
Essa parábola é demais, mesmo! Parece sermão de padre, de fato, só que o jeito que o Seymor Hoffman expõe a história é demais!
Rogerio disse…
Uma das mais sensatas analogias que vi no cinema.Alias cada sermao do padre |Flynt era um espetaculo.Com um padre desse ate eu virava "beato", rsrs
Anônimo disse…
Acho que essa é a melhor passagem de "Dúvida", sem dúvida o momento que mais gostei de todo o filme!
Museu do Cinema disse…
Esse sermão/parábola é demais mesmo, assim como a cena!
Victor Bruno disse…
Se houvesse um padre Flynt na minha paróquea, esse seria o único motivo para eu ir à igreja.